9.1.1.a) Alimentação saudável
Em nossa escola, temos diariamente uma comida saudável e balanceada, preparada em uma cozinha moderna com funcionárias e cozinheiras que preparam os alimentos conforme orientação da nutriconista.
Entrevista com a professora Ana Motta - 1º Ciclo
1. Qual o tema do projeto que as turmas de A20 estão trabalhando?
-A temática é o Meio Ambiente e a sustentabilidade, como os seres vivos se relacionam com o meio e entre si.
2. Por que trabalhar com alimentação é importante?
-A alimentação faz parte da nossa vida e a alimentação saudável é uma questão de hábito. Aprender a se alimentar com hábitos saudáveis deve ser estimulado na escola para assim ter uma vida mais saudável.
3. O que muda no cotidiano das crianças a partir deste trabalho?
-A reflexão sobre a importância de comer alimentos saudáveis para uma vida com qualidade.
4. Que atividades estás preparando para desenvolver este projeto?
Contação de histórias, construção de fantoches, produção de escritas espontâneas e jogos matemáticos.
por Ariel Adonai - Oficina de Rádio
***
Em nossa escola, temos diariamente uma comida saudável e balanceada, preparada em uma cozinha moderna com funcionárias e cozinheiras que preparam os alimentos conforme orientação da nutriconista.
Entrevista com a professora Ana Motta - 1º Ciclo
1. Qual o tema do projeto que as turmas de A20 estão trabalhando?
-A temática é o Meio Ambiente e a sustentabilidade, como os seres vivos se relacionam com o meio e entre si.
2. Por que trabalhar com alimentação é importante?
-A alimentação faz parte da nossa vida e a alimentação saudável é uma questão de hábito. Aprender a se alimentar com hábitos saudáveis deve ser estimulado na escola para assim ter uma vida mais saudável.
3. O que muda no cotidiano das crianças a partir deste trabalho?
-A reflexão sobre a importância de comer alimentos saudáveis para uma vida com qualidade.
4. Que atividades estás preparando para desenvolver este projeto?
Contação de histórias, construção de fantoches, produção de escritas espontâneas e jogos matemáticos.
por Ariel Adonai - Oficina de Rádio
***
9.1.1.b) Atividade Física
Entrevista com a professora Zuleica Albuquerque
1_ Quais são os exercicios mais ultilizados nas aulas de educação físicas?
-"Nas aulas de educação física do primeiro ciclo, dou preferência as atividades recreativas e aos jogos cooperativos, onde não podem faltar o morto e o vivo, o pega pega, paralítico com as mãozinhas coloridas.Já no segundo ciclo, além destas atividades, eu ultilizo também os alongamentos e os jogos pré-desportivos como o nilcom o volei e o futsal.
2_ Qual a importância da atividade física para a nossa saúde corporal?
A atividades física é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo.Nos aspectos do conhecimento, dos relacionamentos e de sua saúde,( cognitia, afetivo e motor).
por Natasha Correa- C11
9.1.1.c, d e e) :Tabagismo, Drogadição,DST/AIDS
As turmas de 3ºciclo desenvolveram trabalhos a partir das informações contidas na Agenda escolar da SMS, material que também está 1ªedição do Fanzine Preto no Branco.
INALANTES/ SOLVENTES
Produtos de uso próprio em diversas atividades profissionais.
Quando usado com descuido ou indevidamente, tem absorção imediata pelo cérebro, causando sensação de bem estar e cabeça leve, porém com o passar do tempo, provoca danos à saúde.
NICOTINA / CIGARRO – droga lícita
Causa sensação de bem estar momentâneo. Irritabilidade, ansiedade, hostilidade e o humor depressivo se manifestam na abstinência.
DROGAS NEM PENSAR *-*
Dicas de prevenção para AIDS / HIV
♀Você sabe que o sexo pode levar a gravidez indesejada e transmitir doenças graves que podem prejudicar e até levar a morte.
♀Isso pode ser prevenido através de camisinhas, pílulas anticoncepcionais, não compartilhando agulhas e seringas;
Não Esqueça:
Procure um médico para conversar sobre o que é melhor para você, e vá frequentemente ao ginecologista.
Diferença entre HIV / AIDS:
A pessoa pode ter vírus HIV e não ter AIDS. Esse vírus destrói as células de defesa do organismo fazendo com que o portador tenha baixa imunidade, tornando-se exposto às doenças oportunistas.
O importante é que o HIV positivo, ainda que não manifestado no indivíduo portador, é transmistido de uma pessoa para outra. Por isso, faça o exame e previna-se.
SEXO SEGURO É O FUTURO!!!
9.1.1. f) Gravidez na Adolescência: a turma BP1 está trabalhando a temática e a partir do documentário "Meninas" de Sandra Werneck desenvolverão uma HQ que estará no nosso fanzine.
9.1.1. g) Saúde Bucal: Durante o mês de agosto está sendo realizada na escola uma pesquisa de avaliação da condições de saúde bucal de estudantes de 12 anos pela cirurgiã-dentista e doutouranda Luana Severo Alves. Os alunos após autorização dos responsáveis e conforme a necessidade, serão encaminhados para atendimento na faculdade de Odontologia da UFRGS.
Entrevista com a aluna Natasha Correa de Matos - C12
_"Eu me senti muito bem com esta pesquisa, porque além de eu ter 12 anos, eu ganhei, em um sorteio, uma chance de melhorar a minha saúde bucal. Além disto eu ganhei nesse sorteio para ir à UFRGS participar de uma pesquisa e sei que estarei lidando com profissionais."Entrevista com a professora Zuleica Albuquerque
1_ Quais são os exercicios mais ultilizados nas aulas de educação físicas?
-"Nas aulas de educação física do primeiro ciclo, dou preferência as atividades recreativas e aos jogos cooperativos, onde não podem faltar o morto e o vivo, o pega pega, paralítico com as mãozinhas coloridas.Já no segundo ciclo, além destas atividades, eu ultilizo também os alongamentos e os jogos pré-desportivos como o nilcom o volei e o futsal.
2_ Qual a importância da atividade física para a nossa saúde corporal?
A atividades física é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo.Nos aspectos do conhecimento, dos relacionamentos e de sua saúde,( cognitia, afetivo e motor).
por Natasha Correa- C11
9.1.1.c, d e e) :Tabagismo, Drogadição,DST/AIDS
As turmas de 3ºciclo desenvolveram trabalhos a partir das informações contidas na Agenda escolar da SMS, material que também está 1ªedição do Fanzine Preto no Branco.
INALANTES/ SOLVENTES
Produtos de uso próprio em diversas atividades profissionais.
Quando usado com descuido ou indevidamente, tem absorção imediata pelo cérebro, causando sensação de bem estar e cabeça leve, porém com o passar do tempo, provoca danos à saúde.
NICOTINA / CIGARRO – droga lícita
Causa sensação de bem estar momentâneo. Irritabilidade, ansiedade, hostilidade e o humor depressivo se manifestam na abstinência.
DROGAS NEM PENSAR *-*
Dicas de prevenção para AIDS / HIV
♀Você sabe que o sexo pode levar a gravidez indesejada e transmitir doenças graves que podem prejudicar e até levar a morte.
♀Isso pode ser prevenido através de camisinhas, pílulas anticoncepcionais, não compartilhando agulhas e seringas;
Não Esqueça:
Procure um médico para conversar sobre o que é melhor para você, e vá frequentemente ao ginecologista.
Diferença entre HIV / AIDS:
A pessoa pode ter vírus HIV e não ter AIDS. Esse vírus destrói as células de defesa do organismo fazendo com que o portador tenha baixa imunidade, tornando-se exposto às doenças oportunistas.
O importante é que o HIV positivo, ainda que não manifestado no indivíduo portador, é transmistido de uma pessoa para outra. Por isso, faça o exame e previna-se.
SEXO SEGURO É O FUTURO!!!
9.1.1. f) Gravidez na Adolescência: a turma BP1 está trabalhando a temática e a partir do documentário "Meninas" de Sandra Werneck desenvolverão uma HQ que estará no nosso fanzine.
9.1.1. g) Saúde Bucal: Durante o mês de agosto está sendo realizada na escola uma pesquisa de avaliação da condições de saúde bucal de estudantes de 12 anos pela cirurgiã-dentista e doutouranda Luana Severo Alves. Os alunos após autorização dos responsáveis e conforme a necessidade, serão encaminhados para atendimento na faculdade de Odontologia da UFRGS.
Entrevista com a aluna Natasha Correa de Matos - C12
- Sobre o que trata a pesquisa?
- Para você qual foi à importância do estudo?
- Quais foram os benefícios que esta pesquisa lhe ofereceu?
- O que sua família falou sobre o assunto?
9.1.1. h) Cuidados com o Sol
Raios solares e a alimentação
Você pode se bronzear ao sol e ter uma alimentação saudável com qualidade de vida e sem gastar muito.
A exposição demorada ao sol ou nas horas de radiação mais intensa, pode provocar insolação e queimaduras que causam envelhecimento da pele, portanto evite aos horários entre 10h e 16 h .
Associar alimentação ao bronzeamento é o quente do verão.
Vários alimentos contem nutrientes que quando são ingeridos são distribuídos pelo corpo e garantem uma proteção atuando como agentes que previne contra os danos causados pelo excesso de exposição solar.
Vegetais- cenouras, batatas-doce, abóbora, beterraba, espinafre, brócolis, couve, chicória, escarola, agrião, aspargo, ervilha e tomate.
Frutas – melão, papaia, manga, carambola, nectarina, pêssego, ameixa.
Uma informação importante é que estes alimentos protegem mesmo as partes do corpo que não costumam receber filtro solar, entre elas os olhos. Além disso, tem uma função imunológica, fortalecendo as defesas do corpo contra infecções.
Invente receitas deliciosas! Curta o melhor do sol!
Nenhum comentário:
Postar um comentário