terça-feira, 15 de junho de 2010

Acompanhamento de Frequência


Os relatórios de acompanhamento de frequência do Programa Bolsa Família e Projeto Vou à Escola são enviados bimentralmente para a SMED e MEC, respectivamente.

100% das famílias envolvidas, em situação de baixa frequência, são chamadas para justificá-la e a elas, é reforçado a necessidade de assegurar o direito a educação dos alunos.

Conselho de Classe Participativo







Os conselhos de classe do 1º trimestre ( de 18/05 à 1º/06) contaram com a participação dos responsáveis, além dos alunos, professores e funcionários. Foi apresentado o trabalho desenvolvido por cada professor, setor, laboratório de aprendizagem e cidade escola. Foi destacado a importância da frequência escolar e da participação da família para o melhor aproveitamento dos alunos em sala de aula e demais espaços escolares.
As situações de infrequência foram encaminhadas para a secretaria da escola e as famílias estão sendo chamadas pelo SOE para providenciar o retorno às aulas.

Retorno imediato às questões de Conselho Tutelar







Encaminhamento ao Conselho Tutelar de 100% das situações de infrequência que não foram resolvidas juntamente com as famílias.( as cópias das atas serão encaminhadas pela correspondência de quarta feira e fax , para a equipe de inclusão digital da SMED).

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Serviço permanente de integração de informações entre SOP,SOE e Secretaria






















Para garantir a agilidade em situações de infrequência, a secretaria, SOP, SOE, direção e coordenação de turno mantém uma dinâmica de troca de informações, comunicando imediatamente às famílias e tomando as medidas de abertura de FICAI( 20 alunos), encaminhamento ao Conselho Tutelar(3 alunos).

Programa Cidade Escola /Mais Educação


A escola aderiu ao programa no ano de 2009 e atualmente atende a cerca de 180 alunos em turno integral ou estendido.
Segundo a coord. profª Marilice, a escola está se preparando para a integralização, garantindo a permanência dos alunos com atendimento de qualidade feito por monitores do Mais Educação, do FECI e professores da RME.

Principais oficinas: Letramento, matemática, robótica,LIAU, Tribos, artesanato, esportes, volei, capoeira, xadrez, astronomia, blog, canto coral, dança,curumins com axé, beleza negra,trabalhos manuais,biscuit...

Projeto Vou à Escola

Com a criação da linha escolar Ana Iris do Amaral, os alunos moradores do bairro Mario Quintana, desde 2004, garantem o acesso e permanência à escola, ampliando sua frequência, inclusive em dias de chuva.
Segundo informa nossa secretária Cristina, atualmente,106 alunos utilizam a carteira do Tri, atendendo aos critérios do Projeto, custeado 100% pela PMPA.















Assembléia Geral -( 10 de junho)




Durante a Assembléia Geral, convocada pelo Conselho Escolar, pais, alunos, funcionários e professores discutiram questões de frequência, enturmação e inclusão escolar.
100% dos seguimentos representados.

Fórum de Inclusão Educacional de Alunos em Situação de Infrequência





  • Local: EM Emílio Meyer( 27 de maio manhã e tarde)







    Com o tema Ações Escolares de Sucesso, desafios e perspectivas: da problematização da infrequência à visibilidade de boas práticas.






    Os alunos participaram da oficina de informática, conheceram a oficina de cerâmica e compartilharam com os demais alunos suas vivências e questões escolares.



Nossa escola teve a representação de todas as instâncias solicitadas(100%):
Professores: profª Marilaine(SOE) e profªEliana( Coord. turno e resp. pela gincana solidária)
Pais:Cláudia ( presidente do Conselho Escolar)
Alunos: Vinícius ( repres. aluno que retornou de situação de infrequencia), Jefferson ( repres. liderança),Luis Carlos (repres. conselho escolar),Alice, Henrique e Laura.

Festa da Família ( 22/05)





































Cerca de 200 membros da comunidade escolar foram recebidos com um delicioso café da manhã , circularam nas bancas de artesanato, refletiram sobre o Bullying e a importância da frequência à escola. As famílias receberam homenagens dos alunos e puderam ver de perto o trabalho realizado pela E.M.A.I.A.




Acreditamos que o envolvimento de nossa comunidade, garante uma melhor frequência e qualidade de ensino.








A família pode deixar seu recado no mural de Palavras Gentis, da campanha "Ana Iris Contra o Bullying"

Tarefas do mês de Maio: Onde está o meu colega?

Com o objetivo de promover a frequência dos alunos à escola, realizamos as seguintes ações:
  • Acompanhamento de Frequência;

  • Conselho de Classe Participativo do 1º trimestre

  • Serviço permanente de integração de informações entre SOP,SOE e Secretaria

  • Programa Cidade Escola /Mais Educação

  • Projeto Vou à Escola

  • Assembléia Geral

  • Fórum de Inclusão Educacional de Alunos em Situação de Infrequência

  • Festa da Família

    Acreditamos que o envolvimento de nossa comunidade, garante uma melhor frequência e qualidade de ensino.

Acesse cada uma das postagens do mês de junho para visualizar detalhe e as fotos destas ações.